Santo Antônio Além do Carmo: roteiro imperdível!

Passear pelo bairro do Santo Antônio Além do Carmo em Salvador é mergulhar em um dos bairros mais charmosos e autênticos da cidade. Localizado no Centro Histórico, a mais ou menos 2 km da Pousada Colonial do Chile, o bairro combina casarões coloniais, arte urbana, gastronomia criativa e uma vista deslumbrante da Baía de Todos-os-Santos.
Como chegar
A melhor maneira é ir de táxi ou carro de aplicativo - a região é bem difícil de estacionar. Se você estiver hospedado pelo Centro Histórico de Salvador, pode optar por ir caminhando, vivendo a história do lugar. Mas as ruas de paralelepípedo e ladeiras podem ser cansativas para algumas pessoas.
O que fazer no Santo Além do Carmo
O melhor para se fazer no bairro é caminhar devagar entrando nas lojinhas,sebos e ateliês de arte, apreciando as casas de fachadas coloridas e charmosas. Coloque no roteiro ao @museudomar.aleixobelov que abriga relíquias das expedições do navegador baiano e oferece uma vista incrível da baía.
Outro ponto de destaque é a Igreja do Santo Além do Carmo, que fica numa praça com coreto e espaços de convivência.
Além da riqueza histórica dessa Igreja, fundada em 1594, ela mistura o sagrado e o profano com muito respeito e alegria: no seu pátio lateral acontecem ensaios e festas de carnaval.
Para os amantes da fotografia e da cultura afro-brasileira, @zumviarquivofotografico é parada obrigatória, com um acervo que valoriza a imagem afirmativa do povo negro. A arte também pulsa no @estudioaga, que reúne obras de artistas visuais independentes, e no @reidomosaico, onde é possível adquirir mosaicos personalizados para decoração.
Onde comer
A cena gastronômica do bairro é vibrante e não faltam opções - para agregar uma bela vista, escolha os bares e restaurantes voltados para a Baía de Todos os Santos e assista a um belo pôr do sol.
O @pororestaurantebar oferece pratos brasileiros em um ambiente decorado com guarda-chuvas coloridos e arte nas paredes. O @oliveiras110 e o Bar da Cruz do Pascoal são preciosidades tradicionais. Para uma experiência de culinária africana, vá ao Zanzibar. Se preferir um café com petiscos salgados e doces, o Cafeliê ou a Padoca são excelentes opções.
Por fim, a dica de ouro para quem ama cachorro quente: conheça o Travessas, numa ruazinha escondida, mas é só perguntar que todo mundo sabe. Vai ser impossível comer um só!
Vida noturna
À noite, o bairro se transforma. Para uma experiência cultural, o ABOCA Centro de Artes promove shows de artistas renomados e serve pizzas artesanais. O Café e Cana é perfeito para reunir amigos em um ambiente descontraído, com boa bebida e petiscos típicos.
Quer saber mais? Só indo conhecer o Santo Antônio Além do Carmo! O bairro é um convite a explorar a riqueza cultural e gastronômica de Salvador, oferecendo experiências únicas em cada esquina.