Entre em contato



Top 5 do Centro Histórico de Salvador

O Centro Histórico de Salvador possui o maior conjunto arquitetônico preservado do período colonial na América Latina. Vai da Praça da Sé, passando pelo Pelourinho, ao Santo Antônio Além do Carmo. A principal via de acesso é a tradicional Rua Chile que, revitalizada, voltou a ter um lugar especial na paisagem da cidade.


O circuito do Centro Histórico é para fazer a pé, apreciando um monumento a cada passo. Ótimo para quem está hospedado por perto e quer conhecer esse lugar, que é Patrimônio Mundial  pela Unesco desde 1985. Mais do que a história da cidade, passeando pelas ruas de paralelepípedos você vai sentir porque Salvador é um destino que apaixona a quem conhece pela alegria e hospitalidade do seu povo.


A gente separou 5 coisas imperdíveis para você colocar no seu roteiro pelo Centro Histórico de Salvador. Agora, a dica mais importante é colocar uma roupa leve, um tênis e um chapéu para suas andanças e protetor solar. Por fim, lembre-se de ficar atento e não se descuidar de seus pertences de valor, mas não esqueça do sorriso no rosto, do olhar curioso e do coração tranquilo para curtir esse passeio!


5 dicas de passeio no Centro Histórico de Salvador


📍 Tirar uma foto da vista da Baía de Todos os Santos na Praça Tomé de Souza

Se a Pousada Colonial do Chile for seu hotel, basta sair e andar uns 500 metros para estar na Praça Tomé de Souza ou Praça Municipal, onde fica a entrada para descer o Elevador Lacerda. Ali, ficam prédios históricos como o Palácio Rio Branco e o Palacete Tira-Chapéu, recentemente reformado. Da murada, você terá uma vista linda da Baía de Todos os Santos, com o Forte São Marcelo no mar e o casario que abriga o Mercado Modelo. Vai ser arrasador no seu feed!


🍦 Experimentar o sorvete e o bolinho da Cubana

👉 @acubanasorvetes

A Cubana é a sorveteria mais antiga da cidade. Sua primeira unidade foi aberta em 1930 e segue funcionando na Praça Municipal com um cardápio delicioso. Um queridinho entre os pedidos é o Dusty Miller, com duas bolas de sorvete, duas caldas, leite em pó e biscoito. Outra aposta é o bolinho da Cubana, feito com um autêntico e macio bolo branco de uma receita secreta da casa, cobertura de calda de cacau em pó e castanhas picadas por cima. Irresistível!


⛪ Visitar a Catedral Basílica no Terreiro de Jesus

A Catedral Basílica de Salvador, mãe de todas as igrejas católicas do Brasil, foi construída a partir de 1657 e demorou 18 anos para ficar pronta. Na visita, você vai ficar sabendo que foram usadas mais de 50 mil folhas de ouro e 5 mil folhas de prata durante sua construção.

Uma curiosidade: os dois sinos que tocam todos os dias às 12h e às 18h, desde 2019, vieram de Portugal e ficaram em silêncio por mais de 50 anos.


🏘️ Passear sem pressa pelas ladeiras do Pelourinho

O Terreiro de Jesus é a entrada para o Pelourinho, região do Centro Histórico conhecida pelos casarios coloridos - é um lugar que todo brasileiro deve visitar pelo menos uma vez.

A dica aqui é: passeie sem pressa pelas igrejas, museus e pelas lojas que colocam na porta suas mercadorias típicas da Bahia. As ladeiras vão te levar, de qualquer jeito, ao Largo do Pelourinho, onde Michael Jackson dançou e cantou acompanhado de crianças e dos tambores do Olodum em 1996.


📖 Visitar a Fundação Casa de Jorge Amado

👉 @casadejorgeamado

Não tem erro quando chegar no Largo do Pelourinho: seu ponto central é o casarão azul que abriga a Fundação Casa de Jorge Amado. O espaço é totalmente dedicado à vida e obra do escritor baiano. Conta com uma exposição permanente e possui um conjunto de mais de 250.000 materiais que se relacionam com o autor.

Além da imersão cultural, os visitantes ainda podem desfrutar das delícias servidas no Café Teatro do espaço.


🍽️ Dica extra:

No Largo, está o restaurante do SENAC, ótima opção para almoçar. Antes, visite o Museu da Gastronomia no mesmo endereço, explorando os segredos e histórias por trás dos pratos baianos.


Onde se hospedar no Centro Histórico


Ficar hospedado nas proximidades vai fazer toda a diferença! Porque com certeza é preciso mais que um dia para conhecer o Centro Histórico de Salvador – a lista de atrações é grande e você ainda vai fazer suas próprias descobertas e interações com o lugar.

A Pousada Colonial do Chile fica num casarão histórico de 1906, tombado como Patrimônio Histórico na Rua Chile em Salvador, a rua mais antiga do Brasil. Ou seja, você já vai fazer parte da história da cidade ficando lá!


📍 Faça sua reserva: Clique aqui


Por Sheila Sousa 17 de fevereiro de 2025
Quando pensamos em Carnaval logo lembramos de festa, folia e alegria, mas o Carnaval de Salvador vai além, aqui também temos cultura, história e tradição!
Mais Posts
Share by: